Acupuntura e Moxabustão

acupuntura

Acupuntura

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), é através da digestão que é extraída a energia necessária ao bom funcionamento do corpo. Ao adequarmos os alimentos ao quadro de cada indivíduo vamos potenciar e melhorar esta produção energética corrigindo deficiências, excessos e bloqueios, melhorando a execução das funções dos orgãos internos.

Moxabustão

Estima-se que esta técnica é a mais antiga forma de acupunctura. Funciona como uma técnica de acupunctura térmica, os pontos são estimulados desta vez com a aplicação de calor através da combustão de uma planta, Artemísia Vulgaris. A Artemisia é tratada de forma a obter um algodão, que pode ser prensado em charutos ou moldado, para fazer bagos de arroz ou cones e estimular pontos específicos ou áreas do corpo, com o fim de restabelecer ou reforçar a circulação nos meridianos através dos seus efeitos anti-inflamatórios, analgésico e vaso-dilatador.

Benefícios

Os benefícios destas técnicas são imensos sendo que a OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu ser eficaz no tratamento das seguintes doenças:

  • Respiratórias: sinusite, rinite, amigdalite, constipações, bronquite aguda e asmática.
  • Oculares: conjutivite aguda, miopia, cataratas.
  • Gástricas: gastrite aguda e crónica, hiperacidez, colite, ulceras sem complicações, obstipação, diarreia, dores de dentes, gengivite e faringite.
  • Musculo-esqueléticos: dor de cabeça, enxaqueca, nevralgia do trigémeo, paralisia facial periférica, doença de Meniére, incontinência urinária, dor lombar, cervical ou toráxica, epicondilite e capsulite.
CopyRight © 2024 Maria C. Moreira. Todos os direitos reservados